28 novembro 2008

Nougats, religião e homossexualidade



O título deste relato é sugestivo, embora á primeira vista nao exista nenhuma relação entre estes três temas. E á segunda vista, qual a relação que pode existir entre estes conceitos? Nenhum. E á terceira vista? Ah, aí sim há uma relação! é que todos estes assuntos foram abordados em conversas nos transportes públicos. Ia eu sentado no autocarro quando uma senhora se senta ao meu lado. De repente, esta mesma senhora saca um nougat da sua mala e começa a degluti-lo. Ainda nao tinha terminado de comer o referido snack, quando pega novamente na mala, e retira um pequeno folheto de conteúdo religioso. De seguida, abre o folheto, vira-se para mim e dispara: "Jovem gostava de partilhar consigo esta leitura e o saber presente neste pequeno panfleto", dando a última dentada no nougat, enquanto esperava uma resposta minha. E nem o meu "Não, não muito obrigado" a demoveu. Fez-me perguntas e mais perguntas, ás quais eu respondia monossilabicamente(mas ainda assim respondia, mesmo quando já tinha dito que nao estava interessado). Ainda estou a pensar como é que a senhora conseguiu levar água ao seu moinho. Desconfio que seja o poder do nougat. Este snack deve ter o poder de nos pôr a discursar, mesmo quando o outro interveniente do diálogo não está para aí virado( ah, e mesmo quando ainda temos metade deste snack agarrado aos dentes). Quero deixar bem claro, que acho esta ideia espectacular; espalhar a palavra do senhor enquanto se emborca nougats, é do melhor que há. Eu nem devia estar a escrever isto, porque se a moda pega, é ver os padres ao domingo a dar a missa, e a papar nougats como se não hovesse amanhã!
No dia seguinte, estava eu novamente no autocarro a caminho de casa, e não pude deixar de ouvir um diálogo de duas senhoras que estavam sentadas no banco da frente:
- "Ai, sabes lá, a Maria anda tão desgostosa..."
- "Então porquê???- questiona a outra, preocupadíssima.
- Diz que o filho tem posters de homens nus, no quarto.
- Vai-se a ver e o rapazito é homossexual...
- "Pois...
- Coitada..."
Na minha óptica, isso nao indica que o rapaz seja homossexual minha senhora...muitos jovens têm posters de homens nús espalhados pelas paredes do quarto! No meu caso, prefiro posters de mulheres nuas, mas isso sou eu que sou um grande heterossexual!! Não vale a pena estarmos a falar agora dos meus comportamentos desviantes...
Quis relatar estes episódios, só para demonstrar que nos transportes colectivos também se debatem temas polémicos e actuais. Aliás, eu acho que deveria existir um programa "Prós e Contras" versão transportes públicos.

PS: Agora deixem lá de ler isto, e vão mas é admirar posters e papar nougats!

1 comentário:

Unknown disse...

Devias era ter perguntado á senhora aonde é que mora para eu ir lá ao quarto do filho supervisionar os posters!ehehe