30 março 2009

Ben-u-ron o fanfarrão


Há uns dias estive constipado, e como não pôde deixar de ser lá andei eu a tomar medicamentos para que a constipação fosse chatear outra alminha. No entanto, quando estamos constipados, muitos dos familiares e amigos têm várias teorias para superar o estado doentio, como por exemplo fazer exercicio físico e logo de seguida tomar um banho de água fria, ou beber ponche quente e logo de seguida ir de viagem até ao vale dos lençóis, bem agasalhados para transpirar bastante. Até aqui tudo bem, mas quando se trata de conselhos acerca de medicamentos, quais são os conselhos que nos são dados? Temos o Cortigripe, Antigrippine, Ilvico Antigripal, Cêgripe e...Ben-u-ron. Ora, é impresssão minha ou o Ben-u-ron cura todas as maleitas? É que na minha opinião expressões como "ah toma um Benuron, que isso passa!" ou "Ah tomei um Benuron e já estou um pouco melhor", devem ser das mais utilizadas na sociedade actual, quer o problema seja uma dor de cabeça, uma unha encravada ou até um problema de incontinência verbal com o bêbado do vizinho do 3º esquerdo, que sobre sempre as escadas ás tantas da madrugada a cantar "Like a Virgin". E parecendo que não, relativamente a esta última situação, dá jeito ter um Benuron à mão, para nos acalmar e para deixarmos de refilar com o condómino embriagado.
Tendo tudo isto em conta, e por ser um dos medicamentos mais usados para diversas situações, quando estou constipado tomo qualquer medicamento excepto o Ben-u-ron. Há que dar lugar a outros medicamentos não tão mediáticos. Já estou a imaginar o Ben-u-ron todo fanfarrão, a fazer peito (neste caso a fazer caixa) perante os outros medicamentos, aludindo ao seu estatuto de número um. Importa realçar, que a sociedade civil também tem culpa nesta matéria, dando demasiada importância a tal fármaco.
Realmente, tinha tudo para ser o número um mas, pessoalmente, acho que a fanfarronice lhe fica mal.

1 comentário:

Anónimo disse...

todos os farmacos tem uma indicação específica: o benuron esta indicado para casos de febre em risco de hemorragia, como as vitimas do dengue (actual na madeira) nos quais outros medicamentos NAO PODEM ser utilizados.. dar aspirina a uma pessoa com dengue era garantir uma Hemorragia possivelmente fatal devido a baixa tensao que o virus provoca no sangue, em fase critica de infecção.