23 março 2008

Coragem assumida

Uma apresentadora de televisão veio há dias assumir a sua homossexualidade, segundo noticiou um jornal diário cujo nome não divulgo, uma vez que não me pagam a publicidade. Noticiou portanto o Correio da Manhã, que Solange assumiu perante tudo e todos, a sua orientação sexual de uma forma clara e descomplexada para que fosse audível a falta de qualquer preconceito da sua parte. Um exemplo de coragem numa sociedade ainda muito fechada ao tema da sexualidade. Líderes de associações como a Opus Gay e LGBT(Lésbicas, gays,bissexuais e transsexuais), vieram mostrar o seu contentamento pela bravura demonstrada pela cara de um programas da Sic Radical, embora aproveitassem o momento, para evidenciar a discriminação que os homossexuais ainda sofrem, sobretudo nos seus locais de trabalho. Na minha óptica, estes casos podem ser uma faca de dois gumes (ou de dois legumes, como diz o Jaime Pacheco): se por um lado, Solange pode ser olhada de lado pelos colegas de trabalho pela atitude destemida de assumir a sua homosexualidade (atitude que muitos desses mesmos colegas não seriam capazes de tomar), por outro lado, pode ser mais solicitada no trabalho devido a essa mesma coragem. Espero que este assumir por parte da apresentadora, seja uma rampa de lançamento para outros casos de pessoas que estão enclausuradas pelo medo da discriminação (vá lá Cláudio Ramos, tu consegues). Eu próprio vou assumir, embora tenha consciência que muitas pessoas irão ficar chocadas com a minha confissão...eu...eu sou lésbico!

Sem comentários: